Product Description
Informação do produto
O comboio rápido “Le Mistral”, com o nome do vento frio de noroeste que sopra do vale do Ródano até ao Mar Mediterrâneo, foi um serviço muito importante entre Paris e Marselha desde 1950 e estendeu-se até Nice em 1952, que sempre teve em composição o melhor material rodante das Ferrovias Francesas da época. Em 1965 foi elevado a Trans Europ Express e em 1969 foi introduzido o “novo Mistral”, com a última evolução dos vagões de longa distância em aço Inox construídos especificamente (e consequentemente denominados “Mistral 69”), no diversas tipologias com compartimentos (A8u), open space (A8tu), restaurante (Vru), bar (Arux) e carrinha/gerador de bagagens (A4Dtux). A composição do trem saindo de Paris incluía dois trechos, um limitado a Marselha e outro rumo a Nice, para um total de 14 treinadores reforçados com outros treinadores de acordo com as necessidades. Normalmente, a locomotiva para a tração era uma CC6500, muitas vezes com o emblema “MISTRAL” na frente (ex. Jouef modelo HJ2428/S).
O TEE “Mistral” esteve em serviço com esta composição até 1981, quando o TGV foi introduzido na linha Paris-Lyon.